Um interessante relato de caso demonstrou que uma dieta vegana possui potencial para reverter a angina (dor no peito de origem cardíaca). O caso foi publicado em 2015 na revista Case Reports in Cardiology.
Um homem de 60 anos procurou assistência médica com uma história típica de angina relacionada com o ato de caminhar por uma curta distância (meia quadra), com o estresse emocional e com o tempo frio.
Ele foi submetido a uma ergometria (teste da esteira) por 9 minutos, que precipitou a dor no peito e resultou numa depressão ST inferoapical de 1,5mm. O homem também apresentava pressão arterial alta limítrofe, índice de massa corporal (IMC) 26 kg/m2 e lipídios séricos elevados.
O paciente recusou procedimentos invasivos e uso de medicações. Ele decidiu escolher o uso de uma dieta vegana (sem carnes, peixes, ovos, leite, queijo e derivados). A dieta consistia primariamente de vegetais, frutas, grãos integrais, batatas, feijões, leguminosas e nozes. Sua dieta anterior consistia em frango sem pele, peixe, laticínios com pouca gordura e alguns vegetais, frutas e nozes.
Depois de 4 meses o seu IMC baixou de 26 kg/m2 para 22 kg/m2, sua pressão arterial normalizou e seu colesterol LDL baixou de 158 mg/dL para 83 mg/dL. O colesterol total baixou de 234 mg/dL para 148 mg/dL. A pressão arterial baixou de 140/80 mmHg para 112/70 mmHg. Ele passou a caminhar 1 milha (1,6km) sem angina.
Dois anos após a primeira avaliação, ele era capaz de caminhar 4 milhas sem sintomas e sem o uso de medicações.
Fonte: Massera D, et al. A whole-food plant-based diet reversed angina without medications or procedures. Case Rep Cardiol. 2015;2015:978906.