SAÚDE
Como identificar alguém que tenha saúde?
Pela presença de alguns sinais podemos reconhecer que o indivíduo possui uma boa saúde. Eis os sinais:
-S - sono adequado;
-A - alegria de viver;
-D - digestão apropriada;
-E - evacuações sadias e regulares (diárias).
O que é um sono adequado?
Um sono adequado é aquele que revigora o indivíduo. Geralmente é caracterizado por 6 a 8 horas noturnas de sono. O número ideal de horas varia de pessoa para pessoa. Não há despertares durante o período de sono, a menos que os mesmos sejam poucos e breves. Recomenda-se evitar o sono diurno, porque esse favorece a formação de toxinas.
Um famoso ditado diz: "Acordar cedo e dormir cedo torna o homem sábio, saudável e rico".
O que é alegria de viver?
Alegria de viver é acordar pela manhã com plena disposição e vontade de viver. É realizar as tarefas com a maior boa vontade e entusiasmo. É ter energia para realizar as atividades. É ser contente com aquilo que se tem e não almejar objetos superfluos e desnecessários.
O que é digestão adequada?
É aquela digestão que acontece sem a sensação de estufamento após as refeições, sem a formação de gases e desconfortos abdominais.
O que são evacuações sadias e regulares?
São aquelas eliminações que ocorrem diariamente e em quantidade suficiente. As fezes precisam ser firmes e consistentes.
Um indivíduo pode apresentar alterações evacuatórias diferentes. Ou a pessoa evacua menos do que o ideal ou então ela evacua mais do que o necessário, com fezes pastosas, mal-cheirosas ou até líquidas.
O que fazer para ter saúde?
Algumas práticas são necessárias para a obtenção de uma saúde satisfatória. São elas:
1-Alimentação Saudável
Uma alimentação saudável consiste no uso de alimentos naturais, vegetarianos, frescos, orgânicos e não-processados.
O uso de alimentos processados e refinados é prejudicial à saúde humana.
Sugere-se uma transição lenta e gradual de uma dieta não-vegetariana e altamente processada para uma dieta vegetariana com predomínio de alimentos naturais. É recomendada a consulta com algum profissional da saúde com conhecimento de nutrição (nutricionista, médicos ou terapeuta) e a leitura de livros, revistas e material da internet para realizar a mudança do tipo de alimentação. Também sugere-se conversar com pessoas que possuem uma alimentação natural para dicas e sugestões.
Seguem sugestões de alimentos para as refeições:
Café da manhã: mingau de aveia, granola com leite, granola com iogurte natural, pão integral, leite de vaca, mel, melado, tahine, geléias naturais de frutas secas, pastas, frutas (mamão, banana, maçã).
Almoço: arroz integral, lentilha, feijão, grão de bico, ervilha, proteína de soja, batata, mandioca, inhame, saladas em geral.
Janta: a janta pode ser similar ao café da manhã ou ao almoço, porém deve ser mais leve do que essas refeições.
Lanches: utilizar frutas ou nozes/castanhas nos lanches da manhã e/ou da tarde.
Exemplo de cardápio:
Café da manhã: 1 tigela de mingau de aveia, 1 fatia de mamão, 2 bananas
Almoço: 8 colheres de sopa de arroz integral, 2 conchas média de lentilha, saladas em geral
Janta: 2 fatias de pão integral, 1 colher de sopa de melado, 1 copo de leite, 1 fruta.
2-Sol
Para a manutenção de uma boa saúde recomenda-se uma exposição moderada ao sol. Isso significa expor-se durante 30 minutos todos os dias ao sol (no início da manhã ou no final da tarde). Detalhe importante: sem o uso de protetor solar, que bloqueia as ações benéficas do sol. Aplicar o protetor somente 30 minutos após iniciada a exposição ao sol.