sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O Woodstock Fruit Festival



http://www.therawadvantage.com.php53-3.dfw1-1.websitetestlink.com/wp-content/uploads/2011/08/Picture-4.png

 O Woodstock Fruit Festival é um evento organizado pelo maratonista frugívoro Michael Arnstein, do site fruitarian.com. O primeiro festival ocorreu em 2011 e contou com a participação de 150 pessoas. Em 2012, 400 compareceram ao evento. Os participantes desembolsaram mais de 1000 dólares para curtir o último festival. Os sete dias do evento foram preenchidos com sessões de atividade física e palestras, com nomes consagrados como o do Dr. Douglas Graham, autor do livro 80/10/10 Diet e da “banana girl” Freelee, fundadora do site 30bananasaday.com, um site sobre frugivorismo que serve de ponto de encontro para os adeptos da dieta de todo o mundo. Através do site, é possível fazer um cadastro, montar o próprio perfil e trocar mensagens e ideias com outros frugívoros/crudívoros do planeta.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Videos sobre Comida Crudívora


Um ótimo programa foi apresentado na Rede Minas com 4 entrevistados falando sobre alimentação crudívora, Daniel Francisco de Assis, chef e escritor crudívoro, Silvana Portugal, nutricionista, Laurita, do Projeto Girassol e Ana Carolina de Matos, advogada.


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Preparo de grãos, sementes e nozes





http://www.revistaopiniao.com/wp-content/uploads/2011/04/Am%C3%AAndoas-feij%C3%B5es-lentilha-nozes-e-gr%C3%A3o-de-bico-.jpg
 
 
 
 
 
 
 
Por que preparar os grãos?


Para remover fatores antinutricionais como os fitatos (ácido fítico). Os fitatos bloqueiam a absorção de minerais como magnésio, cálcio, zinco e ferro.


O uso de fibras não processadas e de granola não é recomendado porque tais alimentos não foram adequadamente preparados.



Como preparar o arroz integral?


Deve ser colocado de molho por 7 horas (mais tempo também é apropriado) em água morna não clorada e com um meio ácido (suco de limão fresco ou vinagre de maçã não filtrado e não pausterizado). Para cada xícara de grãos, deve ser utilizado 1 colher de sopa de meio ácido.


Como preparar grãos com glúten?


O glúten é de difícil digestão. A preparação então parcialmente facilita a absorção desses grãos.


Os grãos devem ser colocados de molho por 24 horas usando 2 colheres de sopa de meio ácido (suco de limão fresco ou vinagre de maçã não filtrado e não pausterizado) para cada xícara de grãos. A água deve ser retirada e os grãos devem ser lavados antes da sua utilização.


Como preparar os feijões?


Os grãos devem ser colocados de molho em água morna com um meio ácido: 1 colher de sopa de meio ácido para cada xícara de grãos médios e grandes e 2 colheres de sopa de meio ácido para cada xícara de grãos pequenos. Os grãos devem ser deixados de molho durante 7 horas. Grãos maiores requerem um tempo maior: de 12 a 24 horas. A água deve ser retirada e os grãos devem ser lavados antes da sua utilização.


Como preparar as lentilhas e as ervilhas secas?


Coloque de molho somente com água morna por 7 horas. A água deve ser retirada e os grãos devem ser lavados antes da sua utilização.


Como preparar nozes e castanhas?


Elas devem ser colocadas de molho em água morna não clorada com um pouco de sal marinho (na proporção de 1 colher de sopa de sal marinho para cada 4 xícaras de nozes ou castanhas). O tempo de molho deve ser de 6 a 8 horas. A água deve ser escorrida sem lavar as nozes ou castanhas. Elas devem ser consumidas na hora ou secas no ar ou no forno em uma temperatura de no máximo 150ºC (por 12 a 24 horas). Algumas nozes, como as pecãs , devem ser deixadas no forno por no máximo 4 horas. Castanhas de caju devem ser deixadas de molho por no máximo 7 horas. Antes da armazenagem as nozes e as castanhas devem estar completamente secas para evitar os fungos. Elas devem ser armazenadas no refrigerador em recipientes de vidro com tampas bem fechadas.





Fonte: As informações são parcialmente baseadas em http://www.healingnaturallybybee.com/articles/foods18.php

domingo, 26 de janeiro de 2014

O Impacto da Carne





A seguinte figura é fruto de um brilhante trabalho produzido por Sylvio Ribeiro. Parabéns, Sylvio!
 
 
 
 
 
Impacto da industria da carne - maior infográfico vegetariano

sábado, 25 de janeiro de 2014

As 9 Comidas Que Você Nunca Deve Comer

http://woodlanddental.ca/press/wp-content/uploads/2011/08/Dr-Joseph-Mercola.png
 
 
Em um artigo entitulado “The 9 Foods You Should Never Eat” (As 9 Comidas Que Você Nunca Deve Comer), o médico osteopata americano Joseph Mercola relaciona uma lista de 9 alimentos que trazem inúmeros malefícios à saúde. Esse artigo teve uma repercussão muito importante, porque teve mais de 1 milhão de visualizações pela internet.


O Dr. Mercola cita os seguintes alimentos:


-tomates enlatados. As comidas enlatadas possuem BPA, uma substância tóxica que está relacionada com anormalidades reprodutivas, efeitos neurológicos, risco aumentado de câncer de mama e próstata, diabetes, doença do coração, entre outros. Ele recomenda evitar o consumo de alimentos enlatados;


-carnes processadas. Elas são obtidas a partir de animais confinados e submetidos a condições inapropriadas de criação, que causam doenças. As carnes são preservadas com nitritos, que são convertidos em nitrosaminas no organismo. Essas substâncias promovem o câncer. Durante o cozimento dessas carnes, ainda são criadas aminas heterocíclicas (associadas com risco aumentado de câncer), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (também relacionados ao câncer) e produtos de glicação avançada (AGEs) (relacionados a doença do coração e diabetes). Mercola recomenda evitar totalmente as carnes processadas;


-margarina. Ela contém substâncias especialmente danosas como gorduras trans (que segundo um painel de cientistas dos Estados Unidos são perigosas em quaisquer quantidades), radicais livres (que contribuem para o câncer e as doenças do coração), preservativos e emulsificantes (cuja segurança é questionável) e hexano e outros solventes (que podem ter efeitos tóxicos);


-óleos vegetais. Mercola diz que as comidas feitas com óleo aquecido estão entre as piores. Isso é resultante do fato de que os óleos oxidam o colesterol, tornando o bom colesterol em mau colesterol. Mercola recomenda o uso de óleo de coco para comidas que exijam o aquecimento do óleo. Óleo de oliva somente para colocar nas saladas, porque ele também pode ser danificado com o aquecimento;


-pipocas de micro-ondas. São feitas com ácido perfluoro-octanoico (PFOA), que está ligado a infertilidade, doença da tireoide, câncer, problemas imunológicos e aumento do colesterol LDL;


-batatas não-orgânicas e outros vegetais com alto índice de pesticidas. Entre eles estão: maçãs, tomates, pepinos, uvas, pêssegos, nectarinas, espinafre, morangos, couve e abobrinha. Os mais seguros (com menos pesticidas) são: aspargo, abacate, repolho, melão, berinjela, kiwi, milho, manga, cogumelos, cebolas, mamão, abacaxi, ervilhas e batata-doce;

-sal refinado. O sal refinado ou processado é composto por 98% de cloreto de sódio e o restante por substâncias químicas adicionadas como absorventes e iodo. Mercola recomenda o uso de um sal não refinado, que possui inúmeros benefícios para a saúde tais como carregar nutrientes para dentro e fora das células, regularizar a pressão arterial, aumentar as células da glia do cérebro e ajudar o cérebro a se comunicar com os músculos;


-proteína isolada da soja e outros produtos de soja não fermentados. O problema com a soja é que a maior parte da soja produzida é modificada geneticamente e essa é a soja utilizada para produzir a proteína isolada da soja. O Dr Mercola diz que os únicos produtos de soja que são benéficos são aqueles produzidos com soja orgânica e que foram apropriadamente fermentados;


-adoçantes artificiais. Adoçantes como o aspartame podem estimular o apetite, aumentar a fissura por carboidratos, estimular o acúmulo de gordura e o ganho de peso. Em um estudo recente, publicado na revista Appetite de janeiro de 2012, foi demonstrado que a sacarina e o aspartame levam a um ganho de peso maior do que o do açúcar.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Walter Breuning - O Supercentenário

 
 
 
 
Walter Breuning in 2010.
 
 
Walter Breuning foi um supercentenário norte-americano que faleceu no ano de 2011 (21 de setembro de 1896 – 14 de abril de 2011). Breuning é o terceiro mais velho homem norte-americano comprovadamente reconhecido. Também é um dos 6 homens que comprovadamente atingiram a idade de 114 anos.


Apesar de seus pais terem falecido aos 50 e 46 anos, vários outros parentes atingiram uma idade avançada. Em 1913 ele ingressou na Great Northern Railway e trabalhou nesse estabelecimento por mais de 50 anos, até a idade de 66 anos. Breuning também foi gerente/secretário do clube Shriner local até os 99 anos.


Ele casou com a primeira esposa em 1922 e permaneceu com ela até a morte dela em 1957. Em 1958, ele casou pela segunda vez e a sua segunda esposa morreu em 1975.

Nos seus últimos anos, Breuning foi morar em um lar de idosos. Tal fato ocorreu em 1979, quando estava com 83 anos.


Em julho de 2009, ele ganhou o título de o homem vivo mais velho e a partir de então a imprensa começou a acompanhar as suas comemorações de aniversário.

Breuning fumou charuto durante boa parte da sua vida. Ele deixou de fumar aos 103 anos, mas voltou a fumar aos 108 anos. Ele detinha uma boa memória e lembrava-se de fatos com precisão.


No seu 112º aniversário, Breuning disse que o segredo da vida longa é ser ativo: “Se você mantiver sua mente e corpo ocupados, você vai ficar por aí um longo tempo”.


Ele costumava vestir terno e gravata todos os dias. No seu 113º aniversário ele declarou que o tempo de vida não é medido por horas e dias, mas ao invés disso pelas realizações da pessoa. Uma vida inútil é curta se ela dura um século.


Em 1960, aos 64 anos, Breuning foi diagnosticado com câncer de colon. O câncer foi tratado e não retornou mais. Ele não teve outros problemas de saúde até quebrar seu quadril aos 108 anos. Ele passou 8 dias no hospital e ficou completamente curado em 21 dias. Até quebrar seu quadril, ele costumava recusar o uso de elevador para chegar ao 2º andar. Seu estado físico começou a deteriorar no seu último ano de vida, mas seu estado mental permaneceu em boas condições.


Breuning atribuiu muito da sua longevidade à dieta. Ele costumava fazer duas refeições por dia (café da manhã e almoço) e um lanche de frutas à noite.


Ele bebia muita água durante o dia e uma xícara e meia de café na primeira refeição do dia e uma xícara no almoço. Ele levantava às 6:15hs e tomava o café da manhã às 07:30hs. Ele então saía para um passeio. No meio da tarde ele escutava rádio ou lia o jornal ou as muitas cartas que recebia do mundo todo.


Durante quase toda a sua vida, Breuning estava com boa saúde. Seu peso foi praticamente o mesmo nos últimos 50 anos da sua vida, pois variou entre 57 e 59kg. Ele tinha 1,73m e portanto um IMC (índice de massa corporal) em torno de 19. Por anos ele tomava uma aspirina infantil até que resolveu parar dizendo que não precisava mais. Desde então, não tomou mais medicações.


Ele gostava de manter a mente ou o corpo ocupados, tendo trabalhado até os 99 anos. Ele realizou exercícios de relaxamento quase até o fim da vida. Quando não pôde mais ler devido à catarata, ele passou a ocupar o seu tempo com o rádio.


Em 31 de março de 2011, ele foi internado devido a uma doença inespecífica, supostamente uma pneumonia. Ele faleceu no dia 14 de abril do mesmo ano.



Breuning disse: “Algumas pessoas têm medo de morrer. Nunca tema a morte, porque você nasceu para morrer”.


Suas máximas de vida eram:

-Coma duas vezes ao dia. Isso é tudo o que precisa;

-Trabalhe o quanto puder. O dinheiro vai aparecer no momento oportuno;

-Ajude os outros. Quanto mais você fizer pelos outros, melhor será a sua forma.

Parabéns, Walter Breuning, pelo seu exemplo!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Calorias

calorias
 
 
A caloria é uma unidade de energia. Para a manutenção, o ganho ou a perda de peso são necessários o consumo de uma determinada quantidade de calorias. Os nutricionistas costumam fazer uma estimativa da quantidade necessária para suprir as demandas de um indivíduo. Esses valores são:


-para a manutenção do peso: 25 kcal por quilo de peso. Ex: uma pessoa de 70kg precisa comer 2100 kcal ao dia;


-para a perda de peso: 25 kcal por quilo de peso. Ex: uma pessoa de 70kg deve comer 1750 kcal ao dia para perder peso;


-para o ganho de peso: 35 kcal por quilo de peso. Ex: uma pessoa de 70kg deve comer 2450 kcal ao dia para ganhar peso.


Obs: as estimativas acima devem ser ajustadas conforme o grau de atividade física do indivíduo e também de acordo com o metabolismo e o poder digestivo da pessoa.




quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Radical?




Dizem que a alimentação crua é radical, mas por que algo que é feito em prol da saúde e da evolução pessoal pode ser considerado radical?


Radical é ingerir alimentos que sabidamente causam danos ao organismo, principalmente quando são ingeridos na busca cega e tola pelo prazer.


O alimento é sagrado e deve ser sabiamente utilizado. Não é algo para ser tratado de forma leviana e superficial, sem consideração e apreço.


É importante saber o que está sendo ingerido, qual a origem do alimento, como ele foi preparado e produzido.


Antes de definirmos alguma coisa como radical, precisamos realizar uma reflexão profunda sobre o tema e sobre o modo pelo qual nós estamos conduzindo as nossas vidas. É interessante perceber as sutilezas e aprofundar as nossas percepções, para evitarmos as considerações precipitadas.



terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Susan Reynolds - Alimentação Crua e Jovialidade






Susan Reynolds foi alvo de reportagens dos sites de notícias UOL e Huffington Post em outubro de 2013. O que chamou a atenção dos sites foi a aparência mais jovem da moça. Susan tem 29 anos e aparenta bem menos.

Ela segue uma alimentação crua há sete anos. Tudo começou quando ela tinha 21 anos e foi fazer uma viagem de 6 meses para a Índia. Ao voltar para Edimburgo, ela fez uma refeição num local chamado Red Sugar e conheceu a alimentação crua. Gostou e decidiu seguir a dieta.

Segundo ela, os benefícios dessa alimentação são: clareza, positividade, saúde, energia, brilho e capacidade de fazer escolhas.

Diário de Susan

5:00 Despertar, ingere 750ml de água com limão

6:30-8:30  Prática de yoga

10:00  1 litro de suco verde com alface, espinafre e ervas

11:00-16:00  Lanches de frutas, chocolate cru, suco verde e superalimentos como pólen, frutas vermelhas, etc

18:00  Salada grande ou sopa verde ou outro prato cru criado com frutas, vegetais, nozes e sementes, dependendo da necessidade do dia

Seu site na internet é o http://twistandsprout.co.uk. Susan e sua colega Lorna costumam realizar retiros de desintoxicação e vivência da alimentação viva. Elas têm um retiro programado para ocorrer na Costa Rica em fevereiro de 2014.

Fonte: baseado parcialmente em Susan Reynolds Claims Raw Diet Makes Her Look 10 Years Younger - We Can't Argue With The Pictures. Disponível em: http://www.huffingtonpost.co.uk/2013/10/14/susan-reynolds-raw-diet-greens_n_4096738.html.